terça-feira, 16 de outubro de 2018

Metro, uma viagem (ao) surreal


“Inquérito de satisfação do cliente” piscam os ecrãs do metro. *Blink* *blink* *blink* “Até 28 Out. Participe, a sua opinião é importante!”

O cenário repete-se, dia após dia. Nos dias em que há perturbações nas linhas e correm avisos nos ecrãs nos intervalos. Nos dias em que há perturbações nas linhas e NÃO correm avisos nos ecrãs nos intervalos. Nos dias em que passa um metro a abarrotar deixando pessoas no cais e o seguinte ainda demora 5 minutos, em plena hora de ponta. O ecrã continua a piscar insistentemente, “Inquérito de satisfação do cliente”.

Tendo já escrito no livro de reclamações do metro e sendo queixosa assídua, não podia não participar no inquérito. Mas como fazê-lo? Os ecrãs piscam incessantemente, mas não dão mais qualquer informação. Fui ao site. O cenário repete-se. Para além do prazo em que o inquérito decorre, e da tónica na importância da participação de todos, a informação não existe. Escrevi então um e-mail, em que colocava a seguinte questão: “Como posso participar no inquérito de satisfação do cliente que está a decorrer?” A resposta foi rápida!

“Exma. Senhora

Informamos que o inquérito de satisfação é feito apenas presencialmente nas estações da rede de Metro, não sendo possível efetuar o mesmo on line, nem é possível indicar onde estão presentes, uma vez deslocarem-se pela rede a fim de abordarem os clientes.”

Apesar de não ter nunca mencionado qualquer desejo de responder ao inquérito online, perdoa-se essa menção por parte da funcionária do metro, já que vivemos na era dos millennials, que não sabem que existe um mundo para além do online. A segunda parte da frase, para além de ser completamente macarrónica, revelou-me o que já suspeitava.

Depois disto, ainda me dirigi a um guichet para fazer novamente a pergunta, mas a resposta da senhora foi parecida: o inquérito não tinha nada a ver com o metro, estava a ser feito por uma empresa independente e, por isso, não me conseguia dar mais informações.

Temos, portanto, um inquérito fantasma. E a mensagem a piscar, *blink* *blink* *blink*, e, agora, de certeza, definitivamente, com um sorriso trocista “Participe, a sua opinião é importante!” Quase que conseguia ver as letras seguintes: "Muahahahah". 

Eu gostava de participar, por isso deixo aqui o meu apelo à Nielsen: desloquem-se pela rede e abordem-me, por favor! 

Infelizmente suspeito que a empresa anda a fazer os inquéritos às 11:00 ou às 15:00 a turistas felizes com a vida e em estações de pouco movimento como Carnide ou Cabo Ruivo. Se calhar até andam por Arroios a fazer o inquérito aos senhores das obras. Não acredito que seja uma mera coincidência ainda não ter visto NENHUMA pessoa a fazer o inquérito, tendo em conta que utilizo o metro todos os dias, uso várias estações de metro por dia, de manhã, à tarde e, por vezes, à hora de almoço ou a outras horas estranhas tipo 11:40 ou 15:30. Quando entro e saio estou sempre a olhar em volta a ver se encontro esses seres míticos que são os senhores dos inquéritos, mas até hoje ainda não consegui comprovar a sua existência.

Se alguém alguma vez vir uma destas criaturas raras, aproxime-se devagar, pé-ante-pé, e aborde-a com delicadeza e suavidade, não vá o sujeito em questão fugir apavorado. E se tiverem este encontro imediato de terceiro grau, não se esqueçam de o relatar!

Metro: sempre a somar pontos.

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