“Inquérito de satisfação do cliente”
piscam os ecrãs do metro. *Blink* *blink* *blink* “Até 28 Out. Participe, a sua
opinião é importante!”
O cenário repete-se, dia após
dia. Nos dias em que há perturbações nas linhas e correm avisos nos ecrãs nos
intervalos. Nos dias em que há perturbações nas linhas e NÃO correm avisos nos
ecrãs nos intervalos. Nos dias em que passa um metro a abarrotar deixando
pessoas no cais e o seguinte ainda demora 5 minutos, em plena hora de ponta. O
ecrã continua a piscar insistentemente, “Inquérito de satisfação do cliente”.
Tendo já escrito no livro de
reclamações do metro e sendo queixosa assídua, não podia não participar no inquérito.
Mas como fazê-lo? Os ecrãs piscam incessantemente, mas não dão mais qualquer
informação. Fui ao site. O cenário repete-se. Para além do prazo em que o inquérito
decorre, e da tónica na importância da participação de todos, a informação não
existe. Escrevi então um e-mail, em que colocava a seguinte questão: “Como
posso participar no inquérito de satisfação do cliente que está a decorrer?” A
resposta foi rápida!
“Exma. Senhora
Informamos que o inquérito de satisfação é feito apenas
presencialmente nas estações da rede de Metro, não sendo possível efetuar o
mesmo on line, nem é possível indicar onde estão presentes, uma vez
deslocarem-se pela rede a fim de abordarem os clientes.”
Apesar de não ter nunca mencionado qualquer desejo de
responder ao inquérito online, perdoa-se essa menção por parte da funcionária
do metro, já que vivemos na era dos millennials, que não sabem que existe um mundo para além do online. A segunda parte da frase, para além de ser completamente
macarrónica, revelou-me o que já suspeitava.
Depois disto, ainda me dirigi a um guichet para fazer novamente a pergunta, mas a resposta da senhora foi parecida: o inquérito não tinha nada a ver com o metro, estava a ser feito
por uma empresa independente e, por isso, não me conseguia dar mais informações.
Temos, portanto, um inquérito fantasma. E a mensagem a
piscar, *blink* *blink* *blink*, e, agora, de certeza, definitivamente, com um
sorriso trocista “Participe, a sua opinião é importante!” Quase que conseguia ver as letras seguintes: "Muahahahah".
Eu gostava de
participar, por isso deixo aqui o meu apelo à Nielsen: desloquem-se pela rede e abordem-me, por favor!
Infelizmente suspeito que a empresa anda a fazer os inquéritos às
11:00 ou às 15:00 a turistas felizes com a vida e em estações de pouco
movimento como Carnide ou Cabo Ruivo. Se calhar até andam por Arroios a fazer o
inquérito aos senhores das obras. Não acredito que seja uma mera coincidência
ainda não ter visto NENHUMA pessoa a fazer o inquérito, tendo em conta que
utilizo o metro todos os dias, uso várias estações de metro por dia, de manhã, à tarde e, por vezes, à hora de almoço ou a outras horas estranhas tipo 11:40 ou 15:30. Quando entro e saio estou
sempre a olhar em volta a ver se encontro esses seres míticos que são os
senhores dos inquéritos, mas até hoje ainda não consegui comprovar a sua existência.
Se alguém alguma vez vir uma destas criaturas raras, aproxime-se devagar, pé-ante-pé, e aborde-a com delicadeza e suavidade, não vá o sujeito em questão fugir apavorado. E se tiverem este encontro imediato de terceiro grau, não se esqueçam de o relatar!
Metro: sempre a somar pontos.
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